O projeto Vozes da Dança

O Vozes da Dança é um projeto de pesquisa de história da dança que tem o objetivo de reunir relatos de pessoas que testemunharam e contribuíram para as configurações da dança paraibana ao longo das décadas de 1970 e 1980.

Neste sentido, foram entrevistadas dez personalidades cujas trajetórias de vida se confundem com o surgimento de um desejo de profissionalização da dança em João Pessoa-PB. Como essas pessoas se tornaram coreógrafos, professores ou gestores da área de dança? Como se construíram suas escolhas estéticas?

Para a compreensão destas questões norteadoras foi necessário realizar um mapeamento dos espaços de formação em dança da cidade, durante o período mencionado. As principais instituições levantadas foram:

  • Escola de Dança do Teatro Santa Roza;
  • Ballet Oldimar;
  • Ballet Studio José Enoch;
  • Escola de Dança do Espaço Cultural;
  • Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Os entrevistados foram Canízio Vitório, Clara Jeronimo, Guilherme Schulze, Iguatemy Lucena, José Enoch Ramos, Lílian Farias, Maurício Germano, Rai Ramos, Stella Paula e Vant Vaz.

Além da pesquisa realizada, o Vozes da Dança oportuniza a difusão destas memórias da dança paraibana a partir da disponibilização destas entrevistas na internet, garantindo o acesso de toda comunidade a estas histórias.

Este projeto é um desdobramento da linha de pesquisa Dança: história, discursos e práticas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico – NEPCênico, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas – DECEN, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Sua execução foi possibilitada através dos recursos financeiros do Fundo Municipal de Cultura – FMC da Prefeitura get instagram private profiles Municipal de João Pessoa – PMJP e da consultoria técnica do Acervo Recordança (www.recordanca.com.br) e da Associação Reviva.

Fechar

Vozes da Dança

Saiba mais
Clique e veja mais

Guilherme Schulze é bailarino, coreógrafo, diretor e professor de dança. Graduado em Música (Universidade Federal da Paraíba – UFPB), Especialista em Coreografia (Universidade Federal da Bahia – UFBA), Mestre em Artes (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP) e Doutor em Estudos da Dança (University of Surrey, Inglaterra). Atuou nos grupos Dança Livre, Ballet Espaço, Grupin, Balé do Porão, Consequência Cia. de Dança, Sarabanda Dramática, Grupo de Dança Contemporânea da UFPB, Grupo X, Parahyba Cia. de Dança e Contemdança.

Parceiros