O projeto Vozes da Dança

O Vozes da Dança é um projeto de pesquisa de história da dança que tem o objetivo de reunir relatos de pessoas que testemunharam e contribuíram para as configurações da dança paraibana ao longo das décadas de 1970 e 1980.

Neste sentido, foram entrevistadas dez personalidades cujas trajetórias de vida se confundem com o surgimento de um desejo de profissionalização da dança em João Pessoa-PB. Como essas pessoas se tornaram coreógrafos, professores ou gestores da área de dança? Como se construíram suas escolhas estéticas?

Para a compreensão destas questões norteadoras foi necessário realizar um mapeamento dos espaços de formação em dança da cidade, durante o período mencionado. As principais instituições levantadas foram:

  • Escola de Dança do Teatro Santa Roza;
  • Ballet Oldimar;
  • Ballet Studio José Enoch;
  • Escola de Dança do Espaço Cultural;
  • Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Os entrevistados foram Canízio Vitório, Clara Jeronimo, Guilherme Schulze, Iguatemy Lucena, José Enoch Ramos, Lílian Farias, Maurício Germano, Rai Ramos, Stella Paula e Vant Vaz.

Além da pesquisa realizada, o Vozes da Dança oportuniza a difusão destas memórias da dança paraibana a partir da disponibilização destas entrevistas na internet, garantindo o acesso de toda comunidade a estas histórias.

Este projeto é um desdobramento da linha de pesquisa Dança: história, discursos e práticas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico – NEPCênico, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas – DECEN, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Sua execução foi possibilitada através dos recursos financeiros do Fundo Municipal de Cultura – FMC da Prefeitura get instagram private profiles Municipal de João Pessoa – PMJP e da consultoria técnica do Acervo Recordança (www.recordanca.com.br) e da Associação Reviva.

Fechar

Vozes da Dança

Saiba mais
Clique e veja mais

Canízio Vitório é bailarino, coreógrafo, diretor e professor de dança. Possui Graduação em Filosofia e em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Atuou nos grupos Natulivre, Sem Censura Cia. de Dança, Paralelo Cia. de Dança e ACena Dança.

Parceiros